segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dicas de viagens: NYC sem gastar muito!

Nova York: a cidade que nunca dorme. Não consigo imaginar destino mais interessante para mim, como estudante de Arquitetura, mas principalmente como uma apaixonada por arte, design e moda. É o lugar onde tudo acontece: séries, tendências, inovações. Que cidade incrível!
Passei uma semana lá e não consegui ver nem metade das coisas que gostaria. Tantas galerias, exposições, teatros e shows que fiquei bem perdida na hora de planejar o roteiro. Procurei também opções mais em conta, já que as compras consumiram quase toda a verba da viagem (H&M, Forever 21, Charlotte Russe, Urban Outfitter, Century 21, Victoria's Secret, entre muitas outras)

Primeiro os passeios grátis que considero imperdíveis:

1) Kayake no Rio Hudson:
Um grupo de voluntários cuida e auxilia o empréstimo de caiaques no verão, for free! Todo o dinheiro arrecadado com as doações é voltado para a melhoria e manutenção dos equipamentos, então quem está lá é porque gosta e quer ajudar, são pessoas muito bacanas! Isso fora o passeio que é super legal. É só procurar o pier mais próximo do seu hotel pelo site: http://www.downtownboathouse.org


2)Passeio de barco para ver a Estátua
Pegamos o Staten Island Ferry, que é um barco que existe para transportar os moradores de Staten Island gratuitamente para Manhattan. Então qualquer um pode usufruir do transporte sem pagar nada. Na ida, ele passa bem pertinho da estátua. Gostei muito também de poder ver os prédios mais de longe. Os horários do barco estão no site: http://www.siferry.com/



3)Central Park e High Line Park
O High Line é um parque relativamente novo que foi feito em uma linha de trem (suspensa) desativada. Cada detalhe foi pensado por arquitetos e em algumas partes, os trilhos foram preservados, muito interessante!
A foto foi tirada com um adaptador fisheye para a lente da câmera

O Central Park é um ótimo lugar para conhecer pessoas novas. Vale a pena tirar uma tarde e ficar deitadao nos gramados, ou fazer um pique-nique. Tenho certeza que você vai fazer novos amigos assim como nós fizemos!

4) Dias grátis nos museus, ou "pay-what-you-wish" (pague o quanto desejar) 

MOMA (Museum of Modern Art) - 6as-feiras : 16h às 20:30h ("Free Friday Nights") 
Não deixem de ir na lojinha do próprio museu, do outro lado da rua. Lá tem várias coisinhas interessantes de design e boas ideias.
Guggenheim - Sábado entre 17:45 e 18:45
Whitney Museum of American Art - 6as-feiras : 18h às 20h
MAD (Museum of Art and Design) 3as-feiras : 18h às 21h
No Metropolitan e no Museu de História Natural, você sempre pode pagar o quanto quiser (sim, isso existe e é maravilhoso para estudantes!!)

(Mais museus e outras cidades, no site Museum Free Days)

Outros passeios que valem a pena:
- Aladdin na Broadway
É um show novo e por isso tem muita tecnologia e efeitos especiais. Durante minha música preferida, "A Whole New World", eles realmente flutuam no tapete mágico, até agora não sei como. Fantástico!!


-Top of the Rock
Ao invés de subir no Empire State, achamos muito mais interessante subir no topo do prédio do Rockfeller Center. De lá podemos ver o Empire State de um lado e do outro o Central Park. A subida deve ser agendada com antecedência, compramos pelo site ainda no Brasil. A melhor hora para marcar a subida é por volta das 8h, para ver anoitecendo. No verão lá anoitece bem tarde, quase 9h da noite. Ver as luzes da cidade se acendendo é simplesmente maravilhoso!!!!



-Brunch no Loeb BoatHouse
Nos finais de semana o restaurante localizado ao lado de um dos lagos do Central Park, tem a opção de Brunch, um café+almoço maravilhoso! O restaurante é famoso (apareçe inclusive em vários filmes) mas surpreendentemente não é tão caro.
Esse foi o melhor waffle que eu já comi na vida. Pedimos também um omelete delicioso, e ficou 20 dólares para cada uma, inlcuindo taxas e serviço. Bem razoável, né?


-Compras no Outlet Jersey's Gardens
As passagens de ônibus custam US$13 - ida+volta. Além dos preços serem mais baixos do que em lojas de Manhattan, em New Jersey não há imposto sobre roupas, o que faz o passeio valer mais a pena ainda.

Outra dica importante é lembrar de pesquisar com antecedência, assim que as passagens estiverem compradas. Sempre tem muita coisa diferente rolando em NY, então procure shows, exposições e outras atrações temporárias que se encontram na cidade. O Madison Square Garden é incrível, pude assistir o show da Katy Perry lá! E o melhor é que ele fica bem localizado, bem em cima da Penn Station, que é uma das maiores estações de metrô e trem. Inclusive eu recomendo procurar hotéis (como o Pennsylvania, que foi onde eu fiquei) lá por perto, assim fica fácil de chegar e ir para o aeroporto, sem ter que gastar uma fortuna com taxi.