segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aperitivo para as festas de final de ano

Outro dia comi numa festa de uma amiga a melhor combinação de coisas que eu amo em um aperitivo: tomatinhos, mussarela de búfala, majericão e molho pesto.


Eu gostei muito e resolvi fazer no jantarzinho de final de ano que teve aqui em casa.
É fácil de fazer e fica maravilhoso!


Modo de Preparo:
Em um pratinho, coloque o molho pesto (se for o comprado pronto, recomendo o Barrila, é o melhor que já comi, bem parecido com o tradicional italiano) e acrescente azeite.  Ao invés do pesto, também pode se usar o molho Chimichurri (amo!)
Os tomatinhos, preferencialmente do tipo italiano, mais docinho, podem ser inteiros ou partidos ao meio, assim como a mussarela de búfala. Entre os dois, coloque uma folha de manjericão e deposite os palitinhos no molho pesto.

Uma ótima sugestão para as tantas festas de final de ano que vêm por aí.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pequenos Enfeites Natalinos

Esse ano resolvemos não montar a árvore aqui em casa. Aliás, como quase sempre sou eu que resolvo tirar as caixas do armário, o final de semestre me deixou sem tempo e um pouquinho preguiçosa.
Eu amo o clima de Natal e então a decoração natalina, que não podia faltar, ficou nos pequenos (o fofíssimos) enfeites em cada cantinho da casa.

Esse mini presépio, o mais delicado que eu já vi, eu trouxe lá de Assis, na Itália. Inclusive fiquei sabendo que foi São Francisco de Assis o primeiro a reproduzir a cena do nascimento de Jesus! Foi ele que "criou" isso de presépio, bem legal né? Reparem no tamanho do menino Jesus!!!




 Essa árvorezinha fiz nas aulas de patchwork, e a estrela comprei na Isoporlândia. É bem fácil de fazer!
São só 5 almofadinhas em tamanhos crescentes, em forma de flor ou estrela de 6 pontas, colocar o enchimento (fazendo um furo no meio) e costurá-las juntas, à mão. A estrelinha prendi com alfinete.


E por útimo, essas meinhas que meus pais guardaram, foi a minha primeira meia (a de ursinho) e primeira do meu irmão, então todo ano a gente coloca elas na árvore. Esse ano elas ficaram sem lugar, mas quis colocar aqui como uma dica de um enfeite super simples e especial pra família!



domingo, 8 de dezembro de 2013

Árvores de natal estilizadas

Já pararam pra pensar que a gente segue algumas linhas que não têm nada a ver com a nossa cultura?
Acho o Natal totalmente isso. Papais Noéis encapotados de casacos de frio, pinheiros enfeitados com meias, bonecos de neve, floquinhos de neve, etc, etc e a gente aqui nesse calor, em pleno verão!

Então achei muito legal a ideia da Sueli, minha professora de patchwork, de fazer uma árvore diferente nesse ano. Como tenho passado algumas tardes com ela, em seu ateliê, fiquei com esta tarefa de ajuda-la no projeto. Além ser sua "assessora de marketing" - mexendo no blog, facebook e promovendo a sua mini-empresa de aulas e pequenas vendas de produtos feitos de patchwork - eu fiz o trabalho manual da árvore. Ela escolheu as cores e tecidos e eu confeccionei as bolas, pintei o galho e dei alguns palpites.



Eu particularmente teria enfeitado as bolas com tecidos natalinos, mas achei que ficou interessante desse jeito também. Elas são de isopor (depois vou colocar o passo-a-passo aqui). O galho nós pegamos de uma árvore seca do outro lado da rua do ateliê dela, e demos a sorte dele ter esses frutinhos secos que deram um super charme na árvore!


E encontrei mais algumas inspirações em blogs que gosto.

A árvore da Thalita, do blog Casa de Colorir:


No Copy e Paste, esta árvore bem diferente (quase na dúvida se realmente gostei dela, mas fica aí como uma ideia)



Acho que é bom ter um pouco de cuidado na hora de inventar moda. Pode dar muito certo ou pode ficar horrível. Morri de rir com o post do Homens da Casa, sobre como NÃO decorar sua casa para o Natal.
Fica então um incentivo pra você arriscar, mas sem esquecer da auto-crítica pra não expor o que deu errado para as suas visitas!