quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Marionetes da Mídia
O vestibular da UEMG desse ano, propôs que fizéssemos "um texto para ser postado em um blog na internet". Foi um artigo de opinião, e tínhamos que problematizar a liberdade de imprensa. Eu realmente gostei muito de fazer esse texto, e vou aproveitar para colocá-lo aqui.
É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda existam casos de omissão e censura de informações, seja por parte do governo, ou seja pela ganância por controle em massa exercida pela mídia. Em um mundo globalizado, as notícias correm rápido e são de fácil acesso, entretanto, nem tudo o que acontece é devidamente relatado.
Após anos lutando contra a ditadura militar, os meios de comunicação, agora com total liberdade de expressão, suavizam ou até mesmo omitem notícias e fatos importantes apenas por conveniência ou por dinheiro. É como se toda informação tivesse seu preço e pudesse ser manipulada por aqueles que tem poder, ou seja, capital.
O maior problema é que quem possui tal poder, sabe que pode influenciar grande número de pessoas. Um simples adjetivo pode demonstrar um ponto de vista de maneira tão sutil que o público absorve a opinião como se fosse um fato. Assim, é possível induzir a população a votar em determinado candidato ou a crer em supostas melhorias de atuais governantes.
A falta de senso crítico de muitos indivíduos, juntamente com tais manipulações midiáticas, fazem de nós brasileiros, meros marionetes mediante aos meios de comunicação em massa. E por isso, é fundamental que a população deixe de confiar cegamente em tudo o que é exposto pela mídia. Também é de grande importância que se consulte mais de um veículo informativo antes de declarar um fato como verdade absoluta, sendo esses, de preferência, com opiniões divergentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário