A Itália é encantadora!
Além de paisagens lindíssimas e da comida deliciosa, todo o país é repleto de arte, cultura, monumentos históricos, diversos tipos de design e coisas interessantes.
De acordo com a
Unesco, 60% das obras de arte mais importantes do mundo se encontram na Itália, e o melhor de tudo é que metade delas estão em
Florença.
Atual capital da província da Toscana, Firenze (nome em italiano) foi fundada pelos Romanos, mas sua importância se deve aos Médici, dinastia que praticamente financiou o Renascimento da Europa.
Fiquei o mês de Março inteiro morando lá, e posso dizer que não foi tempo suficiente para visitar e conhecer tudo de interessante que tem na cidade.
Então resolvi fazer uma pequena listinha de
"Coisas Que Você Não Pode Perder":
1) Duomo
Esta cúpula é considerada o maior feito da engenharia do Renascimento. Ela pode ser vista por quase todo ponto da cidade. Por dentro possui uma pintura lindíssima. Pode-se também, chegar até o topo. São 463 degraus que valem a pena. A vista panorâmica da cidade é maravilhosa.
No caminho, não deixe de passar pela feirinha de couro, tem várias coisinhas interessantes além, é claro, das famosas bolsas, carteiras e jaquetas. Não se esqueça de pechinchar, o primeiro preço anunciado nunca é o preço justo, sempre é possível conseguir um desconto.
2) Piazza della Signoria e
Palazzo Vecchio
A praça possui uma famosa réplica de Davi e uma fonte, chamada "Fontana de Netuno". É também onde se encontra o Palazzo Vacchio e a Galeria Degli Uffizi.
Dentro do Palazzo, que já foi a sede de governo e também moradia dos Medici, atualmente há um museu e se pode visitar todos os cômodos, inclusive subir na torre.
3) Giardino di Boboli
Originalmente construído para os Medici, o jardim é um dos locais mais bonitos da cidade. Cheio de esculturas e lagos, com pequenas e particulares obras de arte, vale a pena passar uma tarde por lá.
4) Ponte Vecchio
A "ponte velha" é a única da cidade que não foi destruída na 2a Guerra Mundial, poupada por ordens do próprio Hitler. Hoje suas lojinhas são ocupadas por joalherias. Muito, muito ouro!
5) Galleria degli Uffizi
É o museu mais visitado da Itália. Possui obras muito importantes, como
"A Sagrada Família",
"O Nascimento de Vênus" entre outras obras de
Leonardo Da Vinci, Michelangelo e
Botticelli.
Mas prepare-se para gastar um bom tempo na fila e também dentro da galeria.
6) Piazza Michelangelo
Outro mirante da cidade, é de onde são tiradas as fotos mais bonitas de Florença.
7) Fiesole
É uma cidadezinha a 20 minutos de Florença. De ônibus, você vai e volta gastando menos de 3 euros.
O principal é este teatro romano e as ruínas ao seu redor, muito interessante e bonito!
Na mesma cidade, subindo uma ladeira de tirar o fôlego, se chega a um mirante onde se pode ter uma vista maravilhosa da Toscana. O rio Arno, o Doumo e outros importantes pontos de Florença também podem ser facilmente identificados.
8) Galleria dell'Academia
É onde fica o Davi, de Michelangelo. A fila também é bem demorada, vá preparado!
O melhor de tudo é que você pode fazer tudo isso a pé. A cidade é tranquila, não tem problema nenhum sair a pé também a noite.
A balada vai até o dia clarear e tem várias opções de casas noturnas e bares. Eu fui em uma que se chama
Salamanca, que na 3a feira é uma balada latina, super animada!
Também fui na
Twice, adorei.
Lá não tem que pagar nada para entrar, então se você não gostar, pode sair e ir pra outra, todas elas são vizinhas, perto do Duomo.
Firenze é a melhor cidade Italiana, na minha opinião. Gostei de tudo lá, e tive a sorte de ficar hospedada em uma casa de uma família encantadora.
As pessoas são gentis e acolhedoras, ao contrário do que muitos pensam dos italianos. É só não dar motivos para brigas, porque se não, sai de baixo!
Vale muito a pena conhecer!!